sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A DAMA DE FERRO


A DAMA DE FERRO – Phyllida Lloyd – Drama -  2012 (Classificação 12 anos)

LAR – França e Reino Unido. Sempre gostei de política, economia e história e depois de assistir o conceituado “A Rainha” (2007) de Stephen Frears, confesso que temi um pouco por achar que só extrairia de bom a atuação de Meryl Streep. 

O contexto em ambos é a Inglaterra. A diferença é o período histórico e o lado da política. Na Dama de Ferro vemos uma Inglaterra do final da década de 70 até 1990 e a primeira mulher a se tornar Primeira Ministra da Inglaterra, Margaret Thatcher como Chefe de Governo. Já no filme A Rainha trata o período antecedente e pós-morte da Princesa Daiana com a Rainha Elizabeth Chefe de Estado e Tony Blair como Primeiro Ministro.

O filme retrata as alucinações de uma Margaret Thatcher mais idosa, debilitada, atormentada pelo fantasma do seu marido por sofrer de demência, mais ainda firme; e consegue, portanto, unir de maneira satisfatória o passado e o presente. Paralelamente mostra a história de seu governo pelo lado inglês: desafios, preconceitos, paradigmas, crise, guerra, amada e odiada.

O roteiro foi muito bem adaptado para conseguir unir o passado e o presente da Dama de Ferro. A atuação da Meryl Streep impecavelmente real, ao ponto de realmente me questionar se não era a própria Margaret atuando. Entretanto, uma coisa me chamou a atenção: o cuidado com que o filme retratou os reflexos políticos de decisões tomadas no período do seu governo que salvou a Inglaterra da atual crise em efeito cascata dos países membros da União Europeia iniciada pela Espanha, Grécia, Irlanda, Itália e Portugal. 

Foram esses tipos de decisões que caracterizaram sua forma de governar e a concedeu o apelido de Dama de Ferro. Posteriormente foi consagrada a mulher mais poderosa do Século XX. De fato me apaixonei, poucos filmes tem esse cuidado.

Se você é apaixonado por política, economia, história e cinema, assim como eu, vai gostar desse filme... e se não é, vai poder admirar a bela atuação de Meryl Streep por aproximadamente 105 min.

Veja o trailer abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário