quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

LINCOLN



LINCOLN - Daniel Day-Lewis e Tommy Lee Jones -Drama – 2012 (Classificação 12 anos).

CINE – EUA. Lincoln, interpretado por Daniel Day-Lewis, é o tipo de filme que me atrai. É longo, cheio de detalhes e principalmente rico em história, para alguns pode parecer chato e cansativo com seus aproximadamente 153 min, mas confesso que para mim foi cativante.

O filme foi baseado na biografia de sua vida: Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln de Doris Kearns Goodwin e o enredo se desenvolve durante a guerra civil americana, entre 1861 e 1865, no qual a parte sul onde a base da economia se dava através de força e escrava e o norte onde os ideais de liberdade gritavam para todos, inclusive negros.

O filme de fato trouxe um ar de jurídico-político em torno do poder executivo e legislativo americano. Vemos um Lincoln cheio de humor, cativante com histórias e parábolas e bem pensativo, carregando sobre seu governo uma guerra civil, a pressão de assinar a emenda que tornaria a América livre da escravidão e a tormenta da morte do seu filho. Ele conseguiu acabar com a guerra, manter a Federação unida e ainda acabar com a escravidão.

Até então nada que a história talvez não contasse, no entanto destaco o papel de sua esposa Marry Todd Lincoln, interpretada por Sally Field. Essa sim era uma mulher firme, participante ativamente nas questões políticas do governo do seu marido, numa época onde mulheres não votavam, contudo altamente atormentada pela morte de seu filho anos antes.

Quanto a detalhes técnicos, cenografia excelente, maquiagem impecável e fotografia espetacular ao ponto de me sentir transportado numa máquina do tempo. Tiveram apego aos detalhes como cacoetes de personagens e o inglês da época.

O filme acaba da mesma maneira que a história conta, mas vale a pena ver para ter uma noção de como aconteceu na época!



Nenhum comentário:

Postar um comentário